quinta-feira, 28 de março de 2013

Preparar posição



Faltam dois meses, a contagem decrescente agora é ritmada e omnipresente. É difícil pensar noutra coisa além desta revolução vital dentro da minha barriga. 

Agora o pirulito está bem crescidinho, pesa 1,8 Kg (+/- 200g) e assumiu a posição “pronto-para-sair”. Prefere a zona esquerda da barriga (um prelúdio das suas futuras escolhas políticas?) e as horas preferidas para a brincadeira são depois de jantar e a meio da noite (um prelúdio das futuras noites sem dormir da mãe?). O feijão agora tem tudo o que deve ter e onde deve ter, excepto os pulmões que ainda não estão plenamente desenvolvidos, mais três semanitas e também estes serão capaz de funcionar autonomamente em caso de necessidade, isto é, no caso lhe dê a pressa. Na última semana além dos movimentos sentidos por mim “de dentro”, já é possível VER o catraio, ou seja, quando muda de posição a barriga acompanha o movimento e assume as formas mais esquisitas. O tipo  de movimento também é mais claro e varia das “pancadinhas” a autênticas voltinhas. O certo é que este modo novo e tão físico de estar presente provoca em mim – e no pai – uma nova percepção em relação a esta presença – dentro de mim está a formar-se uma nova pessoa! (enquanto escrevo levanta um bocadinho o rabiosque e penso que estenda uma pernoca para o lado direito da barriga…) Um ser humano que mudará para sempre o curso da minha vida e a cujo destino a minha felicidade, vida e decisões estarão sempre ancoradas. Com ele nascerá a minha verdadeira mortalidade povoada do seu séquito de medos e ansiedades, mas também a minha imortalidade biológica, eu sou aqui e agora e personificação da espécie humana, palco do mais complexo processo biológico de que há memória. 

Este ser humano mudará o mundo, provavelmente em pequenas doses e em pequena escala, mas deixará seguramente a sua marca: fará amigos, apaixonar-se-á, cometerá erros que prejudicarão outras pessoas e terá actos de generosidade que plantarão sorrisos. Tenho a sensação que será de riso fácil, a julgar pela facilidade com que me rio nos últimos tempos. Esta felicidade e tranquilidade que sinto são cruciais por vários motivos: são com certeza saudáveis para o bebé, ajudam o pai a suportar melhor o esforço extra que deve fazer para dar várias mãozinhas extras à mãe e permitem à mãe (sim, esta sou eu!!) suportar com alegria o verdadeiro fardo físico em que se tornou a gravidez.

Também é um fardo pesado o novo mundo de ansiedades: serei alguma vez capaz de mudar como deve ser uma fralda? E se tiver demasiado nojo? E se não aprender a segurá-lo bem? E se não o puder acalmar? Vou-me conseguir lembrar de todas as regras e regrinhas de higiene? E se me esquecer de alguma coisa importante? E se não tiver leite? E se ele ficar doente? E se…. Parece que já vejo o sorriso de troça das mães-efectivas: sim, tudo se aprende e tudo será bastante natural, mas talvez os não-iniciados me compreendam um pouco melhor – a verdade é que quando venho do curso pré-parto venho com a cabeça tão cheia de palavras, informações e técnicas novas que tenho a certeza que nunca conseguirei saber tudo! Ainda bem que o garoto chega com uma equipe de avós, tios e tias espalhados pelo mundo capazes de lhe garantirem um verdadeiro enxoval de “condões mágicos” : - D

1 comentário:

  1. Minha querida,
    Vais saber que te sentes feliz e que o teu bebé é o mais lindo do mundo. E vais saber dar miminhos que, no fundo, é o mais importante (as funções biológicas que já vêm em modo plug and play!) Não te preocupes que o bebé vai saber explicar-te tudinho! AH! o mais importante: ninguém vais saber fazer melhor do que tu!
    Há um ano estava eu com essas dúvidas todas... e olha bem: já anda, já come sozinho, já diz muitas coisa na língua dele e já sabe ele dar miminhos!
    Um grande beijo para vocês!
    Margarida

    ResponderEliminar